Dia de São Francisco Xavier

03/12/2019

Dia de São Francisco Xavier é comemorado anualmente em 3 de dezembro.

Esta data é celebrada pela comunidade cristã, nomeadamente a doutrina católica, homenageando e lembrando os atos do missionário jesuíta espanhol Francisco Xavier, considerado um dos mais populares do catolicismo.

Um dos principais feitos de São Francisco Xavier (1506 – 1552), também conhecido como “São Paulo do Oriente” - devido a fundação de várias missões de evangelizadores ao Japão, Índia e China – foi a cofundação da “Companhia de Jesus”.

Pelo trabalho executado como missionário, Francisco Xavier foi proclamado o patrono das missões da Igreja. Tal título lhe foi atribuído por ter convertido inúmeras pessoas ao Cristianismo, feito que só foi superado por São Paulo de Tarso.

Atualmente, Francisco Xavier é homenageado não apenas como um grande cristão, mas também como um exímio explorador do "novo mundo". A sua figura aparece ao lado dos mais importantes navegantes-descobridores portugueses no monumento do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, Portugal.